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Os benefícios que o turbocompressor traz ao desempenho de um veículo é conhecido por todos: o equipamento proporciona maior potência e maior torque ao veículo, além de diminuir a emissão de gases poluentes. Porém, as dúvidas a respeito do turbo também são constantes e não são raros os casos de danos ou mal funcionamento causados pela mau uso do equipamento.
Visando esclarecer tais dúvidas e fazer com que o turbo do seu veículo tenha vida longa, a Unidiesel Turbos traz para você algumas dicas:

DICAS

- A rotação do turbo é muito alta, chegando a até 130 mil rpm. Por esta razão, o perfeito funcionamento do sistema de lubrificação é fundamental.
- Verifique regularmente se todas as tubulações e conexões estão devidamente apertadas e sem vazamento. Corpos estranhos no turbo destroem as palhetas dos rotores.
- Ao dar partida no motor, deixe-o funcionar alguns minutos em marcha lenta para estabilizar o fluxo de óleo do motor, antes de sua utilização normal. Isto proteje o turbo, dando a ele vida longa.
- Não desligue o motor bruscamente. Deixe-o funcionar alguns minutos em marcha lenta para que o óleo lubrificante do motor resfrie o turbo e seus componentes internos. Ao desligar o motor em alta rotação, o turbo continuará girando sem fluxo de óleo, o que causará danos aos mancais ou até sua destruição.


HISTÓRIA DO turbo

Observando algumas regras básicas da dinâmica gasosa, o Dr. Alfred J. Buchi desenvolveu em 1905, na Suíça, os primeiros estudos sobre o turbo. Entre 1909 e 1914, surgiram os primeiros motores equipados com turbo no mundo. Existem registros indicativos de que em 1910, numa corrida realizada na Flórida, o vencedor foi um carro de passeio de 6 cilindros, cujo motor era equipado com um supercompressor. Porém, estudos do Dr. Alfred J. Buchi, considerados muito avançados para sua época, ficaram em banho-maria por aproximadamente 10 anos. Suas pesquisas foram retomadas e refeitas, pois existiam muitos problemas a serem solucionados. O objetivo era fazer com que a produção de turbos passasse a ter economia de escala. Isto ocorreu primeiramente na Europa e depois nos Estados Unidos. Na Segunda Grande Guerra, a General Eletric desenvolveu os turbos para aplicação em aviões militares, dando ao sistema o status de importante recurso para a aviação de guerra.

Atualmente, os turbos são utilizados em automóveis, caminhões, ônibus, equipamentos de agricultura, embarcações, aeronaves e em muitas outras aplicações. Podemos dizer, basicamente, que um motor está sobrealimentado quando, por meio de um turbo, utiliza a pressão dos gases de escape para elevar a pressão de linha de admissão do motor. Este recurso proporciona melhor aproveitamento de energia pois a pressão dos gases de escape depende da rotação do motor, que em um motor de aspiração natural supostamente seria desprezado.

O QUE É turbo

O turbo é um equipamento que aumenta o torque e a potência do motor por meio do incremento da mistura ar/combustível, propiciando a construção de motores menores e mais potentes. Devido ao reaproveitamento dos gases expelidos pelo motor para acionar o rotor da turbina e, consequentemente, o rotor do compressor. O ar é admitido e enviado para os cilindros sob pressão, proporcionando assim uma melhor queima de combustível, o que diminui a emissão de poluentes, melhora a dirigibilidade e confere um excepcional desempenho ao motor. O turbo é composto por uma turbina e um compressor de ar rotativos, situados em lados opostos de um mesmo eixo. Os rotores do compressor e da turbina são envolvidos por carcaças denominadas carcaça do compressor e carcaça da turbina, cuja função é direcionar o fluxo de gases através das palhetas dos rotores. A carcaça central sustenta o eixo através de mancais flutuantes e galerias no interior da carcaça levam o óleo lubrificante aos mancais radiais e axial..

COMO FUNCIONA

O princípio do turbo é basicamente aproveitar a energia contida nos gases de escapamento, utilizada para comprimir o ar que vai ser admitido pelo motor. O resultado final disso tudo é que um motor com turbo tem uma potência de 30 a 200% (dependendo da pressão utilizada) maior que um motor aspirado com a mesma cilindrada. Durante o funcionamento de um turbo, gases provenientes do motor, são direcionados por intermédio do coletor de escape para a carcaça da turbina. Esses gases, possuindo energia na forma de pressão, temperatura e velocidade, provocam a rotação do rotor da turbina e, consequentemente, do rotor do compressor. Com a rotação, o ar atmosférico (que deverá estar previamente filtrado) é aspirado e posteriormente comprimido pelo rotor do compressor, de onde segue para os cilindros do motor, direcionado pelo coletor de admissão. Dispondo de uma pressão maior na admissão, os cilindros não terão perda de energia no ciclo de admissão. Havendo maior massa de ar na entrada dos cilindros, pode-se queimar maior quantidade de combustível, além de obter-se a combustão completa da mistura. Aliando estas três características, o resultado obtido é um aumento significativo da potência e torque do motor e diminuição na emissão de poluentes e consumo de combustível.

VANTAGENS

Hoje em dia, com as novas leis de emissão de poluentes para os motores ciclo diesel, não seria possível atingir as metas estabelecidas sem um turbo, pois – além de proporcionar potência – ele promove uma significativa diminuição de consumo de combustível. Outra vantagem do turbo é seu excelente custo-benefício se comparado a uma preparação convencional. Quando se fala em custo-benefício, fala-se em quanto se gasta para atingir uma determinada potência específica (é a relação potência/cilindrada) para um determinado motor. Por exemplo: atingir uma potência em torno de 280/300 CV em um motor de 2 litros, o turbo custará menos da metade do que atingir a mesma potência em um motor aspirado. Sem contar que um motor turboalimentado a este nível ainda daria condições de ser utilizado em um carro de rua sem grandes transtornos (acima de determinadas potências especificas só com turbo).


Segue abaixo um guia de detecção de problemas


Durante o funcionamento normal do motor, uma quantidade adequada de óleo para lubrificar, limpar e transferir o calor é fornecida aos mancais do turbo; no entanto, ele é mais sensível a uma quantidade limitada de fornecimento de óleo do que o motor, devido às altas temperaturas e às altas rotações atingidas pelo eixo do turbo. A baixa ou a falta de pressão do óleo e/ou o retardo no fluxo durante a partida podem resultar em consequências destrutivas para os componentes internos.

POSSÍVEIS CAUSAS:
-Desligar o motor em rotação elevada.
-Dar partida no motor e acelerar.
-Uso indevido de cola, silicone ou adesivo líquido na entrada de óleo lubrificante.
-Filtro de óleo de má qualidade, danificado ou saturado.
-Óleo com prazo vencido, sem viscosidade e com carbonização (inadequado).
-Nível de óleo do Cárter fora de especificação.
-Baixa pressão de óleo do motor.
-Tubo ou flexível de alimentação de óleo amassado, trincado ou obstruído.
-Mau funcionamento na válvula Bypass.

CONSEQUÊNCIAS:
-Desgaste nos mancais radiais, colo do eixo e mancal axial.
-Marcas de bronze e azulamento no colo do eixo.
-Atrito dos rotores nas carcaças do compressor e da turbina (desbalanceamento).
-Desgaste e ruptura dos anéis de pistão (colar/eixo).
-Azulamento do colar.
-Desgastes nos alojamentos dos mancais radiais na carcaça central.

SINTOMAS:
-Vazamento de óleo.
-Ruído.
-Excesso de fumaça.
-Consumo excessivo de óleo.
-Perda de potência.

RECOMENDAÇÕES:

Substituição do óleo lubrificante dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do motor, observando o modo de condução e de operação do veículo, salvo quando este operar em locais de grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais ao seu bom funcionamento. Neste caso, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante. Verifique a pressão de óleo por manômetro. Antes da substituição do turbo, verifique a integridade e a isenção de impurezas no duto de lubrificação. Faça regularmente esta inspeção e substituição quando necessário.


Se o motor operar em locais com grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais (severas) ao seu bom funcionamento, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante. O não cumprimento do tempo exigido, para que estes (filtro e óleo) sejam trocados, poderá gerar uma série de danos relacionados à lubrificação por óleo contaminado e, consequentemente, o desgaste prematuro dos componentes internos pelo atrito de partículas sólidas (abrasivas) conduzidas pelo lubrificante.

POSSÍVEIS CAUSAS:

-Partículas provenientes do desgaste natural nas partes móveis do motor.
-Óleo ou filtro de má qualidade ou saturado.
-Contaminação durante o procedimento instalação ou manutenção.
-Óleo carbonizado e/ou borra (lubrificante reaproveitado).
-Motor recondicionado com impureza nas galerias.
-Óleo carbonizado por altas temperaturas do motor.
-Resíduos de combustão incompleta.

CONSEQUÊNCIAS:

-Ruptura de componentes internos do turbo.
-Atrito dos rotores nas carcaças do compressor e da turbina (desbalanceamento).
-Riscos/desgastes nos mancais (radiais/axial), arruela de encosto e colar.
-Riscos/desgaste no colo do eixo.

SINTOMAS:

-Ruídos.
-Perda de potência.
-Excesso de fumaça.
-Consumo excessivo de óleo.
-Vazamento de óleo.

RECOMENDAÇÕES:

Substituição do óleo lubrificante dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do motor, observando o modo de condução e de operação do veículo, salvo quando este operar em locais de grande concentração de pó ou outras condições prejudiciais ao seu bom funcionamento. Neste caso, será necessário reduzir os períodos de substituição, tanto do filtro como do óleo lubrificante. Faça regularmente esta inspeção e substituição dos elementos quando necessário.


A ingestão de objetos estranhos, por menores que sejam, danificará o rotor da turbina, prejudicando o funcionamento do turbo.

POSSÍVEIS CAUSAS:

-Fragmentos precedentes do motor tais como: pedaços de válvulas, assentos de válvulas, anéis de pistão, etc.
-Coletor de escape danificado e/ou com pedaços de juntas soltas.
-Objetos deixados no coletor de escape durante o procedimento de instalação e manutenção.

CONSEQUÊNCIAS:

-Desbalanceamento do eixo do turbo.
-Atrito dos rotores nas carcaças do compressor e da turbina (desbalanceamento).
-Desgastes dos componentes internos.
-Ruptura do eixo.
-Palhetas do rotor da turbina quebradas ou amassadas.

SINTOMAS:

-Perda de potência.
-Ruídos estranhos no funcionamento.
-Excesso de fumaça.

RECOMENDAÇÕES:

Antes da substituição do turbo, verifique a integridade e a isenção de impurezas no sistema de exaustão. Periodicamente cheque as condições do motor e do coletor de escape quanto a possíveis resíduos que possam se desprender, danificando o rotor da turbina.


A ingestão de objetos estranhos, por menores que sejam, danificará o rotor do compressor, prejudicando o funcionamento do turbo.

POSSÍVEIS CAUSAS:

-Fragmentos de outro turbo (impurezas sólidas).
-Filtro de ar saturado e se desfragmentando.
-Ausência de filtro de ar.
-Mangueiras rachadas, trincadas ou fora da especificação.
-Porcas, arruelas, presilhas, abraçadeiras, pedaços de estopa e pano que, por ventura, estejam na tubulação do filtro de ar.

CONSEQUÊNCIAS:

-Desbalanceamento do eixo do turbo.
-Atrito dos rotores nas carcaças do compressor e da turbina (desbalanceamento).
-Desgastes dos componentes internos.
-Ruptura do eixo.
-Palhetas do rotor compressor quebradas ou amassadas.

SINTOMAS:

-Perda de potência.
-Ruídos estranhos no funcionamento.
-Excesso de fumaça.

RECOMENDAÇÕES:

Antes da substituição do turbo, verifique a integridade e a isenção de impurezas no duto de admissão de ar. Periodicamente cheque as condições da admissão de ar quanto a possíveis resíduos que possam se desprender, danificando o rotor compressor.
Ex.: Elemento do filtro de ar.
Faça regularmente esta inspeção.


As conexões do sistema de pressão de ar mantidas de maneira imprópria ou com problemas podem causar vazamentos de óleo nas vedações do lado do compressor. Há casos em que a ruptura da mangueira de saída do compressor e a queda na pressão do ar ocasionam vazamentos de óleo através das vedações do turbo. Com os componentes oleosos e sujos é possível que se pense que ocorreu falha no turbo. Quando na verdade, se corrigido o vazamento de ar, o turbo funcionará perfeitamente.

POSSÍVEIS CAUSAS:

-Elemento do filtro de ar com restrição acima do especificado.
-Obstrução no duto de entrada de ar para o compressor do turbo.
-Vazamento de ar no duto do compressor para o intercooler e/ou coletor de admissão.
-Problemas e vazamento de óleo provenientes do interior do motor.
-Retorno de óleo do turbo ao Cárter obstruído.
-Respiro do motor com obstrução.
-Formação de borra de óleo pode diminuir a rotação do eixo, inibir a drenagem, causando vazamento de óleo.
-Acúmulo de sujidade no rotor compressor do turbo danificado.
-Válvula recirculadora de gases danificada.

CONSEQUÊNCIAS:

-Vazamento de óleo.
-Formação de borra de óleo pode diminuir a rotação do eixo, inibir a drenagem, causando vazamento de óleo.

SINTOMAS:

-Perda de potência.
-Excesso de fumaça.

RECOMENDAÇÕES:
-Trocar o filtro de ar.
-Remover a obstrução e trocar as peças danificadas, se necessário.
-Corrigir a fuga de ar pressurizado, trocando juntas, reapertando as abraçadeiras, os parafusos e as mangueiras.
-Encontrar e corrigir a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado). Trocar o óleo lubrificante, o filtro de ar e o óleo. Verificar o turbo.
-Verificar a operação do sistema. Trocar peças danificadas.
-Substituição da válvula recirculadora de gases.


Havendo evidência do vazamento de óleo, deve-se determinar a origem da falha.

POSSÍVEIS CAUSAS:

-Problemas e vazamento de óleo provenientes do interior do motor (base do coletor/fixação da turbina).
-Retorno de óleo do turbo ao Cárter (válvula PCV) obstruído.
-Desgaste das camisas e anéis de pistão do motor (Blowby).
-Funcionamento por muito tempo em marcha lenta.
-Mau posicionamento da carcaça central do turbo (posição vertical acima de 15 graus).
-Respiro do motor com obstrução.
-Formação de borra de óleo pode diminuir a rotação do eixo, inibir a drenagem, causando vazamento de óleo.

CONSEQUÊNCIAS:

-Vazamento de óleo.
-Perda de potência.

SINTOMAS:

-Perda de potência.
-Excesso de fumaça.

RECOMENDAÇÕES:

Consultar o manual do fabricante do motor e corrigir o problema. Analisar o motivo da falha do turbo e corrigir a causa, se necessário substitua.
Trocar o óleo lubrificante, o filtro de ar/óleo.

Fonte: biagioturbos.com

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